O que é psicoterapia?

Psicoterapia é um momento único para  que o indivíduo possa passar a compreender e mudar comportamentos e sentimentos disfuncionais. Tal momento  no qual só o psicoterapeuta avaliará seu estado atual e aplicará protocolo específico ao seu caso a fim de retomar o equilíbrio psicológico e emocional.

A ajuda psicológica, durante o processo de psicoterapia, se faz por dois caminhos:

  • Pela escuta por parte do psicoterapeuta que permite um ambiente acolhedor para que você seja recebido por um profissional com condições técnicas de trabalhar pelo seu bem estar emocional.
  • Pelas intervenções e colocações do psicólogo que lhe ajudarão a perceber-se com maior clareza e equilíbrio.

Porque preciso de psicoterapia?

Ao contrário do que muitos pensam, a psicoterapia não se faz necessária somente nos momentos em que estamos com comportamentos ou sentimentos disfuncionais mas em todos os momentos de nossas vidas para que possamos seguir com mais segurança e maior clareza.

A psicoterapia e o acompanhamento psicológico é uma maneira de garantir ao indivíduo e ao seu ambiente uma pessoa mentalmente saudável, que tome decisões seguras e com auto estima.

Porém, é claro, que nos momentos em que o indivíduo necessita de uma intervenção maior são aplicados tratamentos específicos quanto ao caso diagnosticados.

Por isso, não espere chegar ao extremo. Busque um psicoterapeuta agora mesmo.

Como são as consultas de Psicoterapia?

Duração da consulta: 50 minutos cada.

Os primeiros encontros são destinados à avaliação e diagnóstico. Conforme se desenvolve a psicoterapia iniciamos as intervenções aplicando as técnicas e estratégias da Terapia. Estabelecemos metas terapêuticas e trabalhamos focados nestas metas. As metas podem ser: vencer uma depressão, aprender a não ser tímido, conseguir falar em publico, decidir entre algumas possibilidades de emprego ou relacionamento, lidar melhor com alguém importante para você, aprender a conquistar um relacionamento, conseguir se posicionar profissionalmente, ser menos preocupado e ansioso, etc.

Tempo total de psicoterapia: O tempo total de terapia depende tanto do tipo de problema que estaremos trabalhando, como também do quanto o paciente se dedica à terapia.

Lição de casa

Poderá ser lhe oferecido uma tarefa para que a psicoterapia seja aplicada em seu dia a dia. Algumas vezes a tarefa será escrever alguma coisa, outras observar ou fazer algo de acordo com o que estiverem trabalhando na sessão. Não é obrigatória, mas é muito interessante que seja feita. A lição de casa tem o objetivo tanto de economizar tempo, pois uma avaliações ou outros itens que levariam uma sessão inteira é feita em casa e assim aproveita-se melhor a sessão. Também tem o objetivo de auxiliar o paciente a consolidar os ganhos da terapia em sua vida, ou seja, implementar as mudanças que deseja.

Deixe uma resposta